Pular para o conteúdo
Voltar

Servidor da Jucemat dá curso em Brasília sobre inovação e serviços digitais

Jucemat está entre as dez Juntas Comerciais que fazem parte do Projeto Integrar, da Redesimples.
Lorena Bruschi | Secom-MT

Servidor Rafael Coelho representa Jucemat em Brasília. - Foto por: Assessoria
Servidor Rafael Coelho representa Jucemat em Brasília.
A | A

 

O exemplo de inovação na prestação dos serviços da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), levou o servidor Rafael Coelho à Capital Federal para treinar servidores da Junta Comercial de Brasília, sobre a utilização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). A capacitação ocorreu entre os dias 30 de julho e 2 de agosto.

Para o servidor, é um prestígio para a Jucemat seja a escolhida entre as dez Juntas Comerciais que fazem parte do Projeto Integrar, da Redesimples, para mostrar as melhores práticas aos servidores do Distrito Federal.

“Mostramos o nosso trabalho, qual a função de uma Junta Comercial em uma esfera de governo, e falamos também sobre as mudanças recentes, já que o serviço público deixou de ser moroso, a Junta Comercial não é mais um órgão burocrático, e sim um facilitador do registro e licenciamento  

Além de fazer parte do projeto nacional Redesimples Digital desde fevereiro 2018, que integra dados de diversos órgãos para trazer mais agilidade na abertura e encerramento de empresas, a Jucemat já atua com os processos 100% de forma digital, tornando-se destaque entre as juntas comerciais do país.

“O prazo de minutos praticado hoje para aberturas de empresas por conta do registro automático, e a especialização na utilização dos sistemas de integração com os órgãos de licenciamento chamou a atenção de todo o Brasil para conhecer o que nós fazemos de diferente”, explica a presidente da Junta Comercial, Gercimira Rezende.

A Redesimples é o Projeto Nacional de Desburocratização e Simplificação do Registro Comercial, que busca integrar informações entre diversos órgãos e esferas para facilitar e agilizar a abertura, fechamento, e procedimentos necessários aos empreendedores.

Curso

Durante uma semana, os novos servidores da Junta Comercial do DF puderam conhecer o novo sistema, além dos objetivos e função de uma Junta Comercial na esfera governamental estadual. O novo contexto se deve ao fato de a autarquia passar por uma reformulação administrativa, deixando de fazer parte da estrutura Federal, para a compor a estrutura do Distrito Federal.

Esta é a segunda vez que a Jucemat oferece capacitação para outra Junta Comercial. Na primeira oportunidade, o servidor visitou a Junta Comercial do Amazonas, à convite do Governo do Amazonas, para falar da implantação do Redesimples Digital.