Pular para o conteúdo
Voltar

Metamat pode ser transformada em agência e assumir requerimentos minerários

Audiência com Agência Nacional de Mineração (ANM), em Brasília, tratou de termo de cooperação
Assessoria | Sedec MT

Representantes da ANM, Sedec MT, Metamat e senador Jayme Campos estiveram reunidos em Brasília - Foto por: Assessoria Jayme Campos
Representantes da ANM, Sedec MT, Metamat e senador Jayme Campos estiveram reunidos em Brasília
A | A

A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) poderá ser transformada em agência para assumir os requerimentos de mineração no estado, segundo tratativas em uma audiência realizada nesta quarta-feira (21.08), na capital federal.

Um Termo de Cooperação entre a Agência Nacional de Mineração (ANM), o estado de Mato Grosso e a Metamat seria assinado para realizar os serviços. Pelo termo, a Metamat passaria a auxiliar o órgão federal, que hoje não detém estrutura adequada para acompanhar a crescente demanda por requerimentos minerários em Mato Grosso. A Companhia Mato-grossense de Mineração receberia, por meio do convênio, autorização do Ministério de Minas e Energia para fiscalizar e analisar os requerimentos no estado.

Neste encontro, auxiliado pelo superintendente da ANM Osvaldo Barbosa, o diretor Victor Bicca chegou à conclusão que a melhor possibilidade para este convênio seria transformar a Metamat em agência.

“Essa parceria é muito importante para o momento em que o Brasil vive. Primeiro, criamos segurança jurídica nesse modelo. Depois, entramos no anseio do presidente Jair Bolsonaro que prega mais Brasil, menos Brasília”, destacou Victor Bicca.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, afirmou que para essa possibilidade não haveria nenhum empecilho por parte do governo de Mato Grosso. “Também já vou iniciar as conversas com os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para que tenhamos um processo bastante ágil naquela Casa”, declarou.

Já o presidente da Metamat, Juliano Jorge, destacou as reformulações na companhia. “Tudo isso, entra na nova política estrutural da Metamat, que está passando por uma reformulação em suas estruturas com o claro objetivo de trazer mais eficiência à companhia”, destacou Juliano Jorge.

O senador Jayme Campos intermediou a reunião. Outras conversações já haviam sido feitas no início de junho.