Pular para o conteúdo
Voltar

Consumidor pode acompanhar verificação de medidor de energia no Ipem-MT

Todas as legislações, como Resolução Aneel 414/2010 e Portarias do Inmetro 587/2012 e 285/2008, são seguidas pelo instituto delegado ao Inmetro
Thielli Bairros | Sedec-MT

Após ensaio, o consumidor pode solicitar uma via do laudo concluído pelo Ipem-MT - Foto por: Burak K/ Pexels
Após ensaio, o consumidor pode solicitar uma via do laudo concluído pelo Ipem-MT
A | A

Os consumidores mato-grossenses podem acompanhar a verificação dos medidores de energia elétrica, quando solicitada ao Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), assim como pedir uma via do laudo. De acordo com o Instituto, essa verificação deve ser solicitada diretamente à concessionária de energia, que é a responsável pela retirada do equipamento e envio ao laboratório da autarquia, atendendo à Resolução Aneel 414/2010 e Portarias do Inmetro 587/2012 e 285/2008.

“Todos os procedimentos técnicos exigidos pela legislação são seguidos, devendo o medidor ser acondicionado em embalagem inviolável e o solicitante pode acompanhar. Após a entrega no laboratório, será feito o ensaio metrológico, que também pode ser acompanhado, por meio do sistema de verificação de medidos de energia elétrica, calibrado pelo Inmetro e rastreado por padrão internacional”, explica Bento Bezerra, presidente do Ipem-MT. 

Após o ensaio, é emitido um laudo que descreve as atuais condições metrológicas do medidor, desde aspectos visuais, o resultado dos ensaios de carga, de registro e de marcha em vazio. Ao final, é dado o resultado positivo ou negativo à aprovação do instrumento.

“O laboratório de energia elétrica tem equipe experiente e treinada para as avaliações metrológicas, sempre respeitando a legislação vigentes estabelecidas pelo Inmetro”, afirma Bezerra.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O laboratório do Ipem está localizado na Rua 13 de Junho, 1195 – Edifício Golden, Centro Sul, em Cuiabá. Os telefones de contato são (65) 3623-1116 ou (65) 3624-8785 (Ouvidoria).