Pular para o conteúdo
Voltar

Ipem orienta sobre produtos adquiridos para prevenção ao coronavírus

Entre os itens estão as máscaras, as luvas e álcool em gel
Tuani Awade Nunes da Mata* | Sedec-MT

- Foto por: Fernando Frazão
A | A

Uma das medidas sugeridas pelo Ministério da Saúde para evitar a proliferação do coronavírus (COVID-19) é evitar aglomerações. Entretanto, muitas vezes, as pessoas precisam se movimentar para seus trabalhos ou outros locais e recorrem a produtos, como máscaras e luvas.

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) orienta como verificar informações destes produtos para garantir que sejam seguros e eficientes.

Nas máscaras descartáveis é necessário que haja a marca do Inmetro. O presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra, explica que com este selo é possível saber que o item foi testado, evitando uma possível contaminação. No entanto, assim que a máscara for usada é importante a descartar, para que não haja infecção.

O mesmo acontece com as luvas, muitas vezes usadas como proteção. “As descartáveis apresentam o selo do Inmetro e as químicas também, mas a de manuseios não”, ressalta Bento Bezerra.

Outro produto muito procurado para evitar a proliferação do vírus é o álcool em gel. Na sua embalagem informações como as substancias químicas, assim como informações de segurança, por ser um produto inflamável, devem ser levadas em conta.

Prevenção

O Ministério da Saúde adverte que é importante sempre lavar as mãos com sabão e também usar álcool em gel, evitar contatos físicos e não compartilhar objetos pessoais.

* Sob supervisão de Thielli Bairros