Jucemat realiza treinamento à distância para integração à RedeSimples

Servidores municipais de Nova Monte Verde e Paranatinga foram qualificados online em projeto com Sebrae
Thielli Bairros | Sedec MT

Treinamento online realizado com servidores municipais de Paranatinga nesta terça-feira (20.05) - Foto por: Jucemat

Os servidores municipais de Nova Monte Verde (945km de Cuiabá) e Paranatinga (487km de Cuiabá) realizaram nesta semana treinamento virtual da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), em parceria com o Sebrae MT, para integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples).

Os treinamentos foram realizados como alternativa à dificuldade de deslocamento dos servidores devido à pandemia do novo coronavírus, atendendo a decreto estadual e às orientações dos órgãos de saúde.

Treinamento online realizado com servidores municipais de Nova Monte Verde. Foto: Jucemat

“Mato Grosso é grande, depois da pandemia, estávamos com dificuldade de conseguir atingir nossas metas propostas para integrar os municípios à RedeSimples. Com o treinamento virtual um sucesso, estamos otimistas de que mais cidades se habilitarão a fazer, economizando tempo e custos para o Estado”, diz Gercimira Rezende, presidente da Jucemat.

O projeto já é reconhecido em nível nacional, tanto que a Jucemat irá apresenta-lo em reunião virtual dos presidentes de Junta Comercial, no dia 29 de maio.

De acordo com Alexandre Lacerda, coordenador da RedeSimples em Mato Grosso, o objetivo a partir de agora é fazer a integração dos municípios e treinamento dos servidores totalmente online. Já estão programados treinamentos em seis municípios mato-grossenses para os próximos dias.

Os treinamentos duram duas horas, em média, e são qualificados servidores das secretarias de Fazenda, Obras, Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária. Os gestores municipais precisam procurar a Jucemat e manifestar interesse no programa.

Gercimira Rezende afirma que integração com a Receita Federal e órgãos de licenciamento ambiental são o diferencial para tornar a formalização completa do empreendimento possível em um curto espaço de tempo, já que atualmente é possível abrir uma empresa em minutos com a digitalização dos processos.