Pular para o conteúdo
Voltar

Agentes de viagem debatem soluções para adaptar o setor ao mercado digital

Troca de ideias e experiências ocorreu durante a última live do projeto MT Unido para Superar | Turismo, realizado pelo Governo do Estado
Mainna Gracie Figueiredo | Seadtur MT

- Foto por: Porapak Apichodilok/Pexels
A | A

Gradativamente, as atividades turísticas vêm retomando seu ritmo em meio à pandemia da Covid-19. Em Mato Grosso, cada município segue legislando sobre a abertura ou fechamento das atividades.

Para auxiliar na acessibilidade de informações e troca de experiências, o Governo de Mato Grosso realizou nesta quarta-feira (19.08), a última live do projeto MT Unido para Superar | Turismo com o tema “Vendas Online para Agenciamento”.

“Essa ação do Governo teve temas pensados e selecionados com a intenção de contribuir e fazer com que essas informações cheguem ao maior número de pessoas possível. Eu tenho certeza que o turismo vai se recuperar e representar maior percentual ainda do PIB nacional, temos potencial para isso” disse Jefferson Moreno, secretário adjunto de turismo.

O projeto é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Adjunta de Turismo, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e apoio da Secretaria de Estado de Comunicação.

Com as mudanças e novas exigências do mercado, empresas e clientes tiveram que se adequar ao mundo on-line. Para contornar a crise, termos como e-commerce, marketplace e programa de afiliados ficaram ainda mais em evidência.

A agente de viagens Gabriela Neiva contou um pouco sobre o projeto “Integração Trade”, que reúne um grupo de agências de viagens e foi criado com a intenção de fortalecer os profissionais fragilizados. Hoje com 1.400 inscritos, o Integração colabora no auxílio para esclarecer temas técnicos para os agentes, além de dar treinamentos de marketing, financeiro, intercâmbio, seguros e a assessoria jurídica.

“A união faz a força, antes quem era meu concorrente hoje me ajuda a melhorar, e vice e versa. Vamos vencer esse momento unidos”, afirmou Gabriela.

“O Sebrae MT foi fundamental na hora de elaborar pesquisas para o nosso mercado. São mais de 70 mil agências e com esse auxílio conseguimos ter essa amostragem com as associadas da Abav,  que auxiliaram imensamente na forma dos próximos passos para a venda online. É um novo cenário”, disse Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Criar conteúdo e entreter as pessoas com assuntos relacionados a viagens é extremamente importante nas redes sociais das empresas, assim como tirar dúvidas, compartilhar curiosidades e dicas sobre destinos. Esta é a análise de Graziani Diego Menegatti, analista de negócios e especialista em Marketing Digital.

O turismólogo e Mestre em Geografia André Ribeiro foi o mediador do encontro e a empresária e especialista em Turismo, Rejane Pasquali, âncora dessa temporada.