ABCMI fomenta turismo da melhor idade com apoio da Seadtur

Associação da Melhor Idade incentiva turismo em encontros regionais
Viviane Moura | Sedec-MT

- Foto por: Sedec-MT

Fomentar o turismo da melhor idade, incentivar a realização de encontros regionais, nacionais e internacionais e reativar clubes sociais no Estado, essas são algumas das ações implementadas pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso(ABCMI), uma entidade sem fins lucrativos, criada pela Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que tem como sede uma das salas da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur).

De acordo com a presidente da entidade Ana Maria do Carmo Caporossi, sem a cessão do espaço não haveria como desenvolver as atividades voltadas para os idosos mato-grossenses. “Graças a Deus contamos com o apoio da Seadtur para ter uma matriz, um local para realizar as reuniões da diretoria da associação, para organizar os eventos, enfim, termos como nos estruturar enquanto entidade social. Somos muito gratos por esta parceria”, diz ela.

Embora o ritmo das atividades da ABCMI tenha se desacelerado em função da pandemia da covid-19, as ações de rotina foram retomadas neste ano, bem como as iniciativas pontuais. Nesta quinta-feira (19-08), por exemplo, a diretoria realizou o sorteio de uma rifa de uma rede. O recurso arrecadado será utilizado no custeio da associação.

Conforme Ana Caporossi, há diversos projetos a serem desenvolvidos neste segundo semestre do ano e em 2022, como incentivar o turismo local entre os associados, a reativação dos clubes da melhor idade de Barra do Garças, Sinop, Nova Mutum e Rondonópolis. Levar cursos, palestras e atendimento psicológico para os idosos nos bairros periféricos e o retorno dos encontros regionais das ABCMIs, o próximo está previsto para ocorrer entre março e abril do ano que vem, organizado pela ABCMI da regional Centro-Oeste, com visitação do Pantanal mato-grossense.