Pular para o conteúdo
Voltar

Ipem fiscaliza produtos natalinos em atacadistas da Capital e Várzea Grande

A fiscalização ocorrerá, nesta semana, em 10 estabelecimentos comerciais da grande Cuiabá
Viviane Moura | Sedec-MT

Ipem/MT
A | A

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizaram, esta semana (14 a 17.12), operação de fiscalização de produtos alimentícios natalinos nos supermercados atacadistas da Capital do Estado e em Várzea Grande.

Durante a operação especial de Natal serão fiscalizados 10 estabelecimentos atacadistas, nos locais serão coletados para análise gêneros alimentícios como panetones, uvas passas, nozes, damasco, massas, castanhas, lentilhas, ervilhas, azeite, peru, chester, pernil e tender.

Os produtos recolhidos serão levados para o laboratório de pré-medidos no Ipem onde vão passar por perícia técnica para verificar se o peso indicado na embalagem está correto, conforme estabelece a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“O objetivo é proteger o consumidor nas compras de final de ano. Fazer com que levem para casa a quantidade correta dos produtos, exatamente como está descrito na embalagem”, destaca a diretora de Fiscalização do Ipem-MT, Marli do Nascimento.

Em caso de reprovação dos produtos, a empresa é autuada e penalizada de acordo com a Lei nº 9933/1999, do Inmetro. O valor da multa varia entre R$ 100,00 e R$ 1,5 milhão.

Em caso de Denúncias, basta ligar no número: (65)3624-8785.