Pular para o conteúdo
Voltar

Circuito Empreendedor realiza mais de 3 mil atendimentos em 85 municípios de MT

O evento levou capacitação e orientações técnicas a 60% dos municípios do Estado
Viviane Moura | Sedec-MT

Sedec/MT
A | A

Mais de 3 mil atendimentos realizados em 85 dos 141 municípios mato-grossenses. Esse é o saldo do programa Pensando Grande para os Pequenos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), nos últimos 24 meses. Sendo que somente em 2021 foram realizados sete Circuitos Empreendedores.

O programa que oportunizou qualificação e orientações técnicas a pequenos empreendedores, futuros empreendedores e gestores municipais entre novembro de 2019 a dezembro de 2021, realizou neste período nove edições presenciais do Circuito Empreendedor e uma on-line.

Nos eventos, os inscritos participam de oficinas, palestras, cursos, obtém acesso a linhas de crédito, são atendidos por instituições bancárias parceiras, orientações sobre os MEIs e muito mais.

“Nosso volume de atendimentos é bastante significativo, mesmo com mais de um ano de suspensão das ações devido à pandemia da covid-19. A maior parte dos circuitos ocorreu neste ano, ainda assim ultrapassamos a marca de 3 mil participantes, imagine se não tivesse ocorrido essa interrupção das atividades, teríamos certamente atendidos a todos os municípios mato-grossenses”, explica o secretário Adjunto de Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski.

Os números favoráveis se estendem inclusive aos parceiros. Quando lançado o programa havia 14 instituições parceiras, atualmente elas chegam a 20.

Também foi registrado aumento na procura dos atendimentos para serviços de apoio às agroindústrias e RedeSIM na ordem de 40%. Crescimento na adesão ao processo do SUSAF de 5%. Além da expansão dos programas da Seduc nos municípios, por meio dos circuitos e a confecção de 552 carteiras de artesãos ao longo dos eventos, entre outras ações.

“Este é um dos grandes programas de desenvolvimento econômico e social da Sedec. Os números falam por si, só temos a comemorar saldo tão positivo. É o governo do Estado garantindo ambiente de negócio estável e acesso a ferramentas de gestão, crédito e qualificação para o empresário mato-grossense”, conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

O “Pensando Grande para os Pequenos” levou conhecimento aos municípios que integram os consórcios de desenvolvimento Vale do Juruena, Norte Araguaia, Nascente do Pantanal, Médio Araguaia, Portal da Amazônia, Vale do Arinos, Vale do Parecis, Região Sul e Alto do Rio Paraguai.