Pular para o conteúdo
Voltar

Desenvolve MT é selecionada para participar do projeto piloto sobre integração com os ODS

Dentre as 32 instituições associadas, a agência foi uma das escolhidas em participar juntamente com grandes instituições financeiras do país
Livia Rabani | Desenvolve-MT

Christiano Antonucci
A | A

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve-MT) foi selecionada para participar da fase do projeto piloto Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como metodologia para mensurar a efetividade das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) brasileiras.

A ação será promovida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), juntamente com o projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (Fibras), e com o Banco de Desenvolvimento Latino Americano (CAF).

Dentre as 32 instituições associadas, a agência foi uma das escolhidas em participar juntamente com grandes instituições financeiras do país.

Para fazer parte do processo de seleção, a agência preencheu um formulário que avaliou o grau de maturidade em relação a adequação das linhas de crédito com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU.

"Mato Grosso está sendo reconhecido, um momento importante que agência está vivenciando em participar do projeto com grandes instituições financeiras do país, como o BNDES dentre outros", ressalta Jair Marques, presidente da Desenvolve MT.

As instituições selecionadas irão começar a implementar a metodologia na primeira quinzena de janeiro de 2022, que propõe o desenvolvimento e alinhamento dos portifólios e integração dos ODS nos processos internos das IFDs brasileiras.

Para que o desenvolvimento econômico tenha resiliência e estabilidade, é crucial que o setor financeiro incorpore a preocupação com o meio ambiente em suas prioridades e modifique o atual modo de se fazer negócios.

Confira abaixo as seguintes instituições associadas da ABDE selecionadas para participar da implementação do piloto:

  • Banco da Amazônia
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
  • Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento RS
  • Agência de Fomento do Paraná – Fomento Paraná
  • Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – DESENVOLVE-MT
  • Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG
  • Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária – CENTRAL CRESOL SICOPER