Governo firma protocolos para fomentar emprego e renda na região

Projetos serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para desenvolver a economia no município
Dayanne Santana e D`Laila Borges | Sedec-MT

Vila Bela da Santíssima Trindade - Congo - Foto por: José Medeiros/GCom
Vila Bela da Santíssima Trindade - Congo

O Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km) assinam no próximo dia 18, durante a mudança simbólica do governo para aquele município, três protocolos de intenções, visando melhorias no desenvolvimento econômico e turístico, com geração de emprego e renda na região.

Será assinado um protocolo para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal, outro para a construção de um Centro de Atendimento Empresarial e um terceiro para a edificação de um espaço a fim de homenagear a primeira capital do Estado de Mato Grosso, o Congódromo. Todos os projetos são desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Vila Bela da Santíssima Trindade será a primeira cidade a receber o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal, que futuramente será elaborado em todos os municípios. O objetivo é fazer um diagnóstico das potencialidades econômicas locais e elaborar uma estratégia para desenvolver políticas públicas e ações que beneficiem a economia local.

Também será firmado o compromisso de instalação de um Centro de Atendimento Empresarial. O CAE tem o objetivo de auxiliar e orientar micro e pequenos empreendedores, ajudar empreendedor individual a sair da informalidade, indicando os caminhos para abertura de empresas, adesão de linhas de créditos e assistência técnica de como administrar os recursos e seu empreendimento.

O terceiro protocolo visa estabelecer condições de cooperação entre o governo e a prefeitura, buscando resgatar a história da criação do Estado e do município como capital, fatos históricos, colonização, etnias, cultura e tradições.

Para tanto, o governo vai fomentar o eixo de infraestrutura urbana de apoio ao turismo e à cultura, por intermédio da criação de um espaço a fim de homenagear a primeira capital do Estado com a construção do Congódromo, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (Prodestur), elaborado e gerido pela Sedec. À prefeitura caberá desenvolver eventos para valorização das tradições locais nesse espaço.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, também vai se reunir com o trade turístico local para definir as prioridades da região na área de infraestrutura turística, capacitação, promoção e divulgação.

Outra importante ação da pasta será a visita técnica à cachoeira dos Namorados para analisar seu potencial de atratividade e a possibilidade de transformá-la em um produto turístico.

A Secretaria Adjunta de Empreendedorismo da pasta irá realizar no dia 18 um encontro com os artesãos do município para apresentar o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e realizar o cadastramento dos profissionais no programa. Atualmente apenas quatro artesãos de Vila Bela da Santíssima Trindade são cadastrados no PAB, e já participaram de feiras de artesanato por meio do programa.