Pular para o conteúdo
Voltar

Artesãos são celebrados com ação especial da Sedec

Renata Menezes | Sedec-MT

- Foto por: Assessoria/Sedec
A | A

O Dia Mundial do Artesão foi celebrado em Cuiabá com evento diferente nesta segunda (19.03), no Cine Teatro Cuiabá, com direito a exibição de longa nacional, pipoca, sorteio de presentes e coffee break especial.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apostou em uma ação especial que ‘fugisse’ do tradicional. A ideia foi realizar um evento para atrair a classe visando mais interação e união, como explica a coordenadora do Programa do Artesanato, Lourdes Sampaio.

Conforme Lourdes, ao invés de realizar mais um evento ligado ao artesanato, a proposta foi celebrar o artesão, a pessoa que faz a arte. “Como cinema é uma coisa que todo mundo gosta, fechamos a parceria com o Cine Teatro e, através de parceiros que acreditaram na ação e doaram os presentes e também dinheiro para ajudar nos custos conseguimos proporcionar algo inédito que ficará marcado na memória”, explicou Lourdes.

Em plena segunda-feira, meio do dia, era difícil a missão de trazer o máximo de pessoas para o centro da Capital. Mas, mesmo assim, o evento superou as expectativas, com adesão aproximadamente 150 pessoas no local. Representantes de vários municípios prestigiaram o evento, gente de Poconé, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, entre outros.

“Maravilhoso!”. É assim que a artesã com mais de 20 anos de profissão, Aurea Nonato reage, ao ser questionada sobre as suas impressões do dia. “Gostei muito do evento, parabéns. O filme foi bem divertido, fez todos rirem e relaxarem, saindo um pouco da rotina dura de trabalho. Também foi um momento para conhecer novas pessoas, unir mais a classe. Esperamos que todo ano seja comemorado o nosso dia assim”, espera.

A também experiente artesã de Cuiabá, Rosilene Amorim, concordou com a colega e destacou a importância da ação. “Foi a primeira vez que fizeram um evento como este no Dia do Artesão aqui no Estado. Agradecer a todos que colaboraram e dizer que amei a programação, teve alguns artesãos que nunca tinham ido ao cinema, ficaram emocionados e, foi ainda mais especial por ser no Cine Teatro que é um lugar antigo com muita tradição e histórias”, se emociona a artesã de patchwork.

Após a sessão de cinema com o filme de comédia ‘Não se preocupe, nada vai dar certo’ estrelado por Tarcísio Meira e Gregório Duvivier, foi a vez de sortear alguns mimos como day use e diárias em hotéis, roupas, artigos de decoração e perfumaria. 

O secretário titular da Sedec, Carlos Avalone anunciou que em 2018 o orçamento previsto para a promoção do segmento não será alterado. “Unimos esforços, procuramos parceiros, na Assembleia, na Associação Mato-grossense dos Municípios para que priorizem nos orçamentos os principais eventos como as feiras locais e nacionais. Não esquecemos de uma das demandas mais importantes que é a viabilização de um espaço exclusivo para os artesãos aqui em Cuiabá, também estamos buscando soluções”, esclareceu.

Para o adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça, o artesanato deve ser encarado como uma das principais atividades para a divulgação e promoção do estado. Conforme ele, os artesãos são os emissários da cultura e dos costumes do povo e, assim, tornam possível que outras pessoas conheçam um pouco sobre Mato Grosso sem nunca terem vindo para cá. “Daí a importância de manter a agenda de eventos de divulgação e as participações de nossos artesãos nas feiras, daqui e de fora do país”, observou.