Notícias

Voltar Cargill escolhe Primavera do Leste para abrir fábrica: "MT é um dos pilares do crescimento no país"


19 de Maio de 2023 às 18:00
Cenário econômico e segurança jurídica estabelecida pelo Governo do Estado trazem investidores para Mato Grosso
Débora Siqueira | Sedec-MT


Assessoria/Sedec
A | A
A Cargill anunciou nesta sexta-feira (19.05) investimento de R$ 100 milhões para a implantação da Nutron, braço da multinacional para fabricação de nutrição animal, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).

Presente em 70 países, a multinacional fará adesão ao benefício fiscal por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para que o sal proteíco que será produzido pela nova planta receba o incentivo.

“No mundo empregamos mais de 150 mil pessoas e no Brasil estamos presentes em 17 estados, mas Mato Grosso é um dos pilares do nosso crescimento no país. Agradecemos ao governador Mauro Mendes, pois a gente tem recebido um apoio incrível do Estado e também da Prefeitura de Primavera do Leste. Se a gente está aqui há porque há de fato parceria público-privada”, destacou a diretora de Relações Governamentais da Cargill, Lívia Dutra.

A nova unidade vai utilizar o DDG, produto resultante da fabricação de etanol de milho, como matéria-prima para a fabricação suplementação de pasto para gado de corte. A previsão é de que as obras da Nutron devem ser concluídas no final de 2024 e a fábrica deve entrar em operação no início de 2025.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, agradeceu ao Governo do Estado por dar condições e segurança jurídica para que os investimentos aconteçam, cujo os benefícios são automáticos e rápidos, em meio ao cenário nacional que está na contramão do que ocorre em Mato Grosso, onde a taxa de desemprego é uma das menores do país. 

“O Governo tem criado cenário para que o Estado continue crescendo e se industrializando e Primavera do Leste está dando sequência nisso. A Sedec tem oportunizado atrair novos grupos e novas empresas e depois esses empresários buscam conhecer os municípios. Da mesma forma quando há empresas interessadas em investir em Primavera, a gente busca a Sedec para conseguir incentivos fiscais para que a indústria se estabeleça na nossa cidade”, afirmou ele.

O diretor de Nutrição para a América Latina da Cargill, Maurício Ferreira, pontuou que já nas obras da fábrica serão empregados 85 funcionários e quando a primeira etapa da fábrica entrar em operação serão cerca de 60 empregos diretos. 

“A unidade foi desenhada já pensando em expansão e com capacidade de dobrar a produção, devido ao perfil da região produtora de Primavera de Leste, que tem crescido de forma estruturada. Esse número de funcionários pode aumentar com implantação de mais turnos de trabalho, conforme a necessidade”, explicou.

Mais investimentos

Ainda no primeiro semestre deste ano, a fábrica da FS Bioenergia que vai fabricar etanol de milho e o DDG, deve entrar em funcionamento no município.  

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício, Eulália Oliveira, destacou que a empresa instalou no município em 2009 para processar soja, produzindo farelo e óleo de soja, além do refino e envase do óleo da marca Lisa e seguiu acompanhando o desenvolvimento do Estado.

“Investimentos como esse precisam ser celebrados, pois além do impacto econômico ressoa diretamente no desenvolvimento social. Primavera do Leste é exemplo ser seguido na cadeia do milho, com plantio, transformação e reaproveitamento de subprodutos. O prefeito está de parabéns pela articulação e suporte dados a esses empreendimentos”, falou Eulália.

Ela destacou ainda que o Governo do Estado promove todo um cenário favorável para investimentos, não apenas como incentivos fiscais, mas com programa de qualificação de mão de obra com o Ser Família Capacita e o Ser Família Habitação, que vai construir 40 mil moradias no Estado, além de investimentos em estradas, saúde com a construção de novos hospitais, permitindo que as pessoas se fixem no Estado, pois há qualidade de vida.